Fala TV

Covid-19: RN vai reabrir economia a partir desta quarta-feira (1º)

A liberação será condicionada a uma série de exigências para evitar que essa nova etapa gere elevação da contaminação.

COVID-19 NO BRASIL

1,674,655 TOTAL
66,868 (4.0%) MORTES
1,072,229 (64.0%) RECUPERADOS
08 Jul 2020, 12:35 PM (GMT)

A reabertura da economia no Rio Grande do Norte começará quarta-feira (1º). A decisão foi tomada pela governadora Fátima Bezerra (PT) e foi comunicada às entidades representativas  dos setores produtivos na tarde desta segunda-feira. Após essa primeira reunião, ela comunicará a decisão aos representantes dos Poderes.

Antes de tomar a decisão, Fátima Bezerra ouviu o Comitê Científico da Sesap. Independente desse início da flexibilização, o Governo do Estado manterá as medidas de controle para manter o combate à covid-19 no Rio Grande do Norte. A liberação será condicionada a uma série de exigências para evitar que essa nova etapa gere elevação da contaminação.  

A reabertura deverá acontecer segundo o protocolo de segurança estabelecido pelo Governo do RN com base em estudo feito pelo setor produtivo, dividido em quatro fases. Em portaria publicada semana passada, o Executivo estabeleceu que a primeira fase será dividida em “frações”. 

Primeiro reabrirão os pequenos comércios – mais necessitados – e aqueles que têm baixo poder de aglomeração. Após cinco dias, outros tipos de estabelecimento poderão abrir. E com 15 dias encerra-se a primeira onda de reabertura. O Rio Grande do Norte começou a registrar alguns índices que indicam menor pressão sobre o sistema de saúde.

Em coletiva na tarde desta segunda (29), a  Prefeitura de Natal anunciou a reabertura do comércio a partir desta terça (30) na capital potiguar.  A medida será publicada no Diário Oficial do Município desta terça. A decisão do Município antecipa em um dia a reabertura do comércio prevista para o dia 1º de julho no decreto estadual.

QUEDA COVID-19

O comitê científico do Rio Grande do Norte anunciou nesta segunda-feira (29) que a taxa de transmissibilidade da Covid-19 está em queda no Estado há 15 dias. A informação foi divulgada pelo coordenador do comitê, o cientista Ricardo Valentim, durante entrevista coletiva. 

“Já está consolidado que taxa de transmissibilidade vem caindo de maneira gradual, de maneira sustentada. O que é do curso da pandemia, e isso já se consolida há mais de 15 dias. É um dado seguro”, disse Valentim.

Segundo o especialista, três pesquisas feitas pelo grupo apontam para o mesmo resultado. Atualmente, o RN tem uma taxa de transmissibilidade abaixo ou próximo a 1 – que significa que cada paciente infectado transmite a doença apenas para mais uma pessoa. Essa é a taxa considerada ideal pelas autoridades em saúde.

MORTES –

Rio Grande do Norte tem 994 mortos pela Covid-19, de acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), atualizados nesta segunda-feira (29). Há outros 161 óbitos em investigação. Ainda segundo a Sesap, são 28.970 casos confirmados de Covid-19, 42.230 casos suspeitos e 46.470 descartados.

Os dados apontam também que a ocupação dos leitos críticos do SUS no estado está em 90%. Em todo o RN (leitos públicos e privados), há 731 pessoas internadas, das quais 378 estão em leitos críticos. A fila por regulação contabiliza 37 pessoas à espera de leitos críticos.

Pouco mais de três meses, 235 pessoas morreram no Rio Grande do Norte enquanto aguardavam um leito para tratamento da Covid-19.  Ao longo de junho a doença avançou no estado e aumentou a demanda das unidades hospitalares na Região Metropolitana de Natal, no Oeste e no Seridó. Apenas no mês de junho foram registradas 689 mortes, 69% do total de óbitos desde o começo da pandemia. Vale destacar que neste momento o estado registra 994 mortes e tem 161 óbitos em investigação.

COVID-19 NO BRASIL

1,674,655 TOTAL
66,868 (4.0%) MORTES
1,072,229 (64.0%) RECUPERADOS
08 Jul 2020, 12:35 PM (GMT)

Fale conosco

redacao@falatv.com.br

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

We would like to keep you updated with special notifications.