FalaTV

Francisco Costa: Cinco mulheres para prefeitura de Rio Branco, Acre

Mulheres em ascensão para disputar prefeitura da Capital do Acre que podem surpreender nas urnas

COVID-19 NO BRASIL

2069 4,694,648 TOTAL
74 140,783 (3.0%) MORTES
N/A 4,040,949 (86.1%) RECUPERADOS
26 Sep 2020, 7:30 AM (GMT)

Se as mulheres são exemplos de força e determinação, imagine quão guerreiras são elas na Amazônia brasileira, onde há dificuldades maiores e inimagináveis para sobreviver.

Em 2016 elas representavam apenas 30% disputando eleições em todo país. E isso por exigência da Lei. Em 2020, mesmo com o desencanto com a política, poderia haver um crescimento maior.

Mas, muito provavelmente, o cenário eleitoral de participação feminina não sofrerá muitas alterações, embora o poder pertença a elas.

Existem inúmeros casos de sucesso e ascensão de mulheres em muitas linhas de ação no mercado de trabalho e sociais. Mas ainda falta muito para elas terem boa representação política. O machismo, preconceito predominam.

Vamos falar do Acre, um terra que entendo bem, sem modéstia, e que mesmo de longe continuo observando e acompanhando tudo.

A Capital, Rio Branco, precisa da força feminina para comandar a vida de mais de 400 mil habitantes.

Resolvi criar uma lista dos nomes que podem impactar a campanha eleitoral e cair ainda mais no gosto popular. Cada uma delas guarda histórias espetaculares de superação, luta, resistência e vida.

É claro que essa relação pode mudar, assim como o destino da Capital acriana.

Aos nomes:

PERPÉTUA ALMEIDA

Acriano que se preze vai lembrar de como a professora, bancária, ex-vereadora, incomodou muitos governadores e prefeitos do Acre com protestos que reuniam trabalhadores públicos em defesa dos seus direitos.

A deputada federal conhece bem os corredores do Congresso Nacional e integrou o Ministério da Defesa. Não foi eleita, mas balançou o mandato do então governador do Acre, Gladson Cameli, quando disputou o Senado.

Perpétua teve fez 136 mil votos para o Senado. Não duvide do carisma dela e de como pode assustar nas urnas. É preparada, inclusive, para governar o estado. Foi minha professora no ensino fundamental.

ALESSANDRA GARCIA MARQUES

Professora de direito, ela é conhecida pelo seu trabalho na Defesa do Consumidor no Ministério Público do Acre. Não há um empresário no estado, que não se sinta incomodado com uma canetada dela.

Atuação da promotora ganhou mais notoriedade depois que ela começou usar suas redes sociais, onde defende suas ideias, flerta com a política e não alivia para políticos ruins. Ela deu dor de cabeça para os empresários de pirâmides financeiras.

SOCORRO NERI

Atual prefeita de Rio Branco, Ac, pedagoga, mestre e doutora em educação, já passou pela reitoria da Universidade Federal do Acre – UFAC.

Em 2016, disputou a prefeitura de Rio Branco ao lado de Marcus Alexandre (PT) como vice-prefeita pela chapa “Frente Popular de Rio Branco”.

Foram eleitos em primeiro turno com 54% dos votos válidos.

Em 2018, com a renúncia de Marcus para disputar o governo do Acre, Socorro assumiu a prefeitura da capital, tornando-se a primeira mulher a comandar o executivo rio-branquense.

E agora gerencia a crise da pandemia do coronavírus como prefeita, entre outros pepinos da administração. Vai para reeleição!

MARFISA GALVÃO

O grupo político que ela faz parte já tratou de lançar sua pré-candidatura como certeza na disputa eleitoral de 2020.

Marfisa é esposa do Senador da República, Sérgio Petecão.

Será um teste para a ex-deputada federal que chegou a fazer 17.300 votos.

Ela ficou na Câmara Federal por 28 dias, na suplência de Major Rocha, que foi eleito vice-governador do Acre.

VALDA MILANI

Procuradora de Justiça do Ministério Público do Acre, deputada federal eleita 22.219 mil votos. Foi professora, e delegada de Polícia Civil.

Tem vasto conhecimento na administração pública e direito. A deputada tem boa influência social. Vai saber se a prefeitura é um dos planos dela?

Texto por FRANCISCO COSTA, jornalista, produtora audiovisual, e colaborador de agências internacionais de notícias.

COVID-19 NO BRASIL

2069 4,694,648 TOTAL
74 140,783 (3.0%) MORTES
N/A 4,040,949 (86.1%) RECUPERADOS
26 Sep 2020, 7:30 AM (GMT)

Fale conosco

redacao@falatv.com.br

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

We would like to keep you updated with special notifications.